Dê uma espiadinha

quinta-feira, 17 de março de 2016

O desafio de fazer o intercambio. Você aceitaria? Dê uma olhada

     Se eu tivesse que responder a pergunta de como é um intercambio, a resposta em uma palavra seria: Inesquecível. Com certeza uma experiencia que acontece uma vez na vida.
                             

     Tomar a decisão de fazer um intercambio é difícil, pois envolve você ter que sair da sua zona de conforto e refazer a sua vida em 1 ano. Querendo ou não é um desafio, mas um desafio que vale muito a pena. O processo até a viagem é longo, então procure se informar o quanto antes. Aqui tenho um post informando um pouco mais sobre o processo para intercambio . Trace os seus objetivos e vá, esse é meu super conselho, que agora não parece super, mas você vai entender do que estou falando lá pelo meio do seu intercambio. E se alguém se motivou a participar do programa após o post e está afim de ir, comente aqui para mim saber qual a sua opinião e suas metas. Mas enfim, vou parar de encher de linguiça e vamos falar da parte boa.
     Para quem se sente inseguro de ir para outro país, fique tranquilo, pois tudo é muito bem organizado através do Rotary Youth Exchange Program desde a partida até a chegada, e a partir do momento que o jovem chega no seu destino, o clube da cidade irá encaminhar todos os documentos da escola e das família, mas para se integrar, viajar e se adaptar vai depender do jovem. Falo isso pois ao chegar no país é normal ter dificuldade com o idioma e você se perguntar, o que eu estou fazendo aqui? mas não se desespere, pois em 4 meses no máximo você já estará apto para se comunicar bem com as pessoas do seu país de destino. Um grande desafio é começar na escola,pois falam que a parte mais difícil é fazer amigos, pois querendo ou não você é novo, mas no meu caso as pessoas me acolheram muito bem, e muitos vieram me cumprimentar, perguntar se eu era o intercambista que estava para chegar e se eu gostaria de me juntar a eles. Foi ali que eu tive que fazer a minha parte, mantendo as amizades e continuar conversando com aquelas pessoas que vieram me receber. Mas caso isso não aconteça, não se retraia, busque sempre conhecer as pessoas ao seu redor, pois em um simples ato de dizer oi e perguntar como está podem mudar a sua situação, nesses casos sempre pensei nessa frase: tome coragem, pois 20 segundos de bravura são o suficiente para mudar a sua vida, nesse caso o seu intercambio. Outro detalhe é que em cada distrito existem outros intercambistas no mesmo programa, então as amizades começam por ai, pois são pessoas que você se identifica por estar passando pelas mesmas situações.
     Quando eu estava mais a vontade, comecei a participar de esportes, como futebol americano,  um esporte que não parecia muito para alguém do meu tamanho mas no fim deu tudo certo, e futebol que foi o que mais me aproximou dos meus amigos, me proporcionando uma interação maior com as pessoas e ocupando meu tempo durante o intercambio. Enfim, as pessoas são muito educadas e sempre querem te ver bem, então se a sua preocupação é socializar, fique tranquilo, pois se você entrar nos programas certos de acordo com os seus Hobbies, achará as pessoas que tem mais haver com sua personalidade. Dependendo do país as relações são mais complicadas, mas com jeitinho e com confiança, você chega lá, tudo acaba dando certo.
     O Rotary também tem uma politica de que na maioria dos casos os intercambistas tem que mudar de famílias para poder conhecer os diferentes costumes do país, e é ótimo, pois todas as famílias que me receberam foram muito boas e estavam sempre dispostos a me ajudar, claro que isso não acontece com todos os intercambistas, e é justamente por isso que cada clube tem uma conselheira para ajudar quem tiver problemas. Aprenda a entrar na rotina da familia, se aproxime, converse, interaja, seja parte dela pois assim abrirá portas para você e para os próximos embaixadores do Brasil.
     Outra vantagem são as viagens ao redor do país, ahhh, essa é uma das melhores partes, pois se viaja e se conhece outros intercambistas, duas coisas em uma só. Muitas viagens cobrem o país todo, outras só uma parte e outras uma cidade, mas todas são incríveis, cada uma com o seu estilo diferente. Esses já são bons motivos para fazer o intercâmbio né? não? Então deixa eu dar mais uma reforçada.
     O programa te ajuda a ter mais maturidade, pois quem toma as decisões são vocês, te ajuda a fazer novas amizades, a ser mais confiante para tomadas de decisão, a ser mais mente aberta para o mundo e te ensina a viajar. Isso com certeza te ajuda tanto para melhorar como pessoa quanto para o futuro profissional.
     Porque não se dar um presente desse? Garanto que não vai se arrepender, mas seja forte e aprenda a se adaptar, pois como o próprio Darwin fala:
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.
     Esse foi um breve resumo do que passei no Canadá e que com certeza muitos intercambistas passam. Se gostaram deem um like e compartilhem. Até o próximo post