Dê uma espiadinha

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Quer estudar no Canadá? Dê uma olhada

                             


     Como citei na apresentação do blog, frequentei high school no Canadá, e a experiencia foi ótima, tanto para fazer amizades quanto para se ter uma noção de como é a preparação para a segunda fase da vida dos jovens. E o bom do sistema de educação é que só não tem estudo quem não quer. E nesse post vou falar um pouco sobre como chegar lá e vou dar alguns pontos positivos de se estudar no Canadá.
     Estudar no Canadá parece um sonho longe, mas diferentemente do que você pensa não é tão complicado assim, pois o visto para estudante não é um visto difícil de se obter, o mesmo acontece com o visto de trabalho. Hoje em dia o Canadá aceita alunos pela nota do Enem, diferentemente dos EUA que pede o SAT, uma versão americana do Enem.
     Muitos jovens querem terminar a escola e ir direto para outro país estudar. Mas ao meu ver o melhor jeito de conseguir uma oportunidade como essa é ingressar em uma universidade no Brasil e futuramente pedir uma transferência. Normalmente os estudantes querem e necessitam bolsa de estudos, mas a realidade é que é bem difícil de achar uma bolsa integral, o que não o impede de tentar, por isso é sempre bom ter excelentes notas geralmente acima de uma média de 88%. Outro fator que pode ajudar são os esportes, então se você é um atleta e acha que tem potencial para algum esporte, mande videos para as universidades que oferecem bolsa atleta e torça os dedos para que eles te aceitem. Mas não vou mentir, os EUA dão muito mais oportunidades para atletas, pois é um país que nos últimos anos vem evoluindo muito nos esportes, dentre eles o futebol. As bolsas nos EUA para atletas podem chegar a 100%.
     Mas voltando ao foco principal, o Canadá, o país recebe cerca de 150.000 mil estudantes estrangeiros por ano, sendo assim um país com uma forte multiculturalidade. Além disso o país oferece um ótimo sistema de saúde, tem um bom sistema de educação, baixa taxa de criminalidade, limpeza urbana eficiente e várias atividades culturais.O Canadá está entre os primeiros colocados no quesito educação e por ser um país bilíngue o estudante pode escolher entre fazer o curso em língua inglesa ou francesa.
     O Canadá tem duas opções de locais para se estudar, ou nos colleges que lecionam cursos técnicos, ou na universidades que lecionam licenciaturas, pós-graduação e as vezes cursos técnicos. Na maioria das vezes os formandos conseguem sair da faculdade ou do curso técnico com um emprego.
     Os canadenses são muito, mas muito receptivos com estrangeiros, e eu acho que isso acontece pela pequena população, e pelo reconhecimento da força que os imigrantes dão na economia. Mas eles já ouvi muitos deles falarem que se é para imigrar para o país, tem que ir para fazer a diferença e para querer ajudar no desenvolvimento.
     E por hoje é isso, espero ter ajudado com algumas informações e dicas que possam ser uteis para você. E aqui deixo o link do governo do Canadá para quem quiser saber mais.

http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visa.aspx?lang=por&menu_id=39

   

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Dicas para quem quer morar e trabalhar no Canadá

     Muitas pessoas buscam uma qualidade de vida melhor e melhores oportunidades de emprego, e isso faz com que muitos brasileiros decidam mudar de país. O Canadá é um país muito procurado justamente por essas características e pelas oportunidades tanto para pessoas que sabem o inglês para  os que sabem francês.
     Para começar a trabalhar no Canadá é necessário o visto de trabalho e todos os outros documentos que governo canadense pede para a sua entrada no país. Outro fator importante para a imigrar é o teste de proficiência ou de inglês (TOEFL, IELTS ou Cambridge) ou de francês ( TCL, DALF ou DELF), que apesar de não serem muito citados em outros websites, é necessário sim, pois no momento em que o site de imigração do Canadá faz o teste de elegibilidade, é perguntado sobre o teste de proficiência, á não ser que você esteja em uma situação especial, como refugiados ou algo do tipo, mas por sorte o Brasil não passa por isso e você deve passar pelo processo normal.
     Como o Canadá é o segundo maior país do mundo, existem diversas opções de cidades para se morar e trabalhar. Entre as mais procuradas são Vancouver e Toronto para a parte que fala inglês, Montreal e Quebec city para quem fala francês e Ottawa (capital), que esta na parte dos que falam inglês, mas tem influencia francesa forte por estar na divisa com a província francesa, sendo assim uma cidade que você encontra os dois idiomas. Não esqueça de pesquisar bem sobre os locais, sobre suas culturas, costumes e climas, pois ao ir para o Canadá, não se deve pensar só na parte financeira, mas também no lazer e no local em que você pensa que vai se adaptar, não é?
     Muitos falam que o custo de vida no Canadá é muito alto. Se você for viajar e for para o Canadá para turismo é sim, mas para quem mora e trabalha no país não é um absurdo de caro, todos que trabalham e buscam tem uma boa qualidade de vida. No começo tudo é mais difícil, mas depois de um tempo você vai entender do que estou falando. Mesmo assim, pesquise os custos de vida e pense em todas as situações que você poderá passar para poder se preparar. Vale a pena.
     Desde o começo de 2015 o Canadá já vem recrutando muitos brasileiros, pois o país necessita profissionais nas áreas de tecnologia de informação, engenharia, contabilidade/auditoria financeira, administração e marketing. Hoje em dia existem cerca de 15.700 brasileiros residindo e trabalhando no Canadá, sendo que atualmente Quebec é a parte que mais se tem vagas, a província que fala o francês.

Algumas dicas:
     Para os que não são muito muito chegados com o frio, eu recomendo ir para a região perto de Vancouver, onde é raro as temperaturas chegarem abaixo de -10 ºC, ainda frio né? mas não se preocupe, você se acostuma. Mas não esqueça, no Canadá existe verão, e com temperaturas de 30 ºC ou mais se você der sorte, ou azar para os que gostam de frio.
     Outra dica é que se você esta começando e não quer gastar muito, existem lojas como Walmart , Dollar Store e outras lojas que tudo é muito barato,e vale a pena dar uma conferida.
     Se o você quer fazer as suas chances de ir para o Canadá dobrarem, aprenda o outro idioma. Se você sabe o inglês aprenda o francês e vice-versa

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Saiba um pouco mais sobre o intercâmbio cultural e veja o vídeo

                                     

     O intercâmbio cultural de jovens é realizado por várias organizações, umas mais conhecidas, outras menos, mas o que importa é que funciona, que a experiência é incrível e você leva para a vida toda. O meu intercâmbio foi pelo Rotary Youth Exchange, um programa no qual durante um ano, os jovens passam por diversas provas e palestras para que aconteça um ranqueamento e que cada jovem tenha a oportunidade de escolher um país para residir por um ano em diferentes famílias, rotarianas ou não. Neste programa frequentar a escola é obrigatório. Na escola além de aprender, faz amizades, conhece outros intercambistas, no meu caso tinham outros 14. O programa organiza viagens dentro do país e em países vizinhos.
     O sistema é basicamente assim: os países de todo o mundo negociam vagas entre si,  após um acordo essas vagas vão para os distritos, e os candidatos de cada distrito, de acordo com suas classificações, escolhem aquelas determinadas vagas. Mas não se preocupem, o número de vagas é o suficiente para todos os candidatos e ainda sobram, devido ao desejo de muitos jovens de outros países de vir ao Brasil também. 
     Agora você se pergunta: como vou conseguir a tão sonhada vaga para o Canadá? Apesar de esse ser um site para quem tem interesse no Canadá, esse post é para jovens de 15 á 18 que gostariam de viajar, independente do país ou da cultura,claro que isso não o impede de conseguir um intercâmbio para o Canadá através desse programa, mas o que quero dizer é que apesar de eu ter conseguido um intercâmbio para o Canadá, eu vi que mesmo sendo o melhor ano da minha vida, outras pessoas tiveram os melhores anos da vida deles em outros países também, com culturas totalmente diferentes das nossas, ou seja, não importa para onde você for, quem faz a experiência ser boa ou ruim é você. 
     Muitas pessoas querem mesmo é aprender o inglês, e pensam que necessário ir para um país que fala o idioma, e a resposta é não. Se você parar para pensar, o inglês é uma língua universal, ou seja, em todos os países que você for, existirá alguém que fala o inglês, tudo bem que o principal objetivo é aprender o idioma local, mas de começo você verá intercambistas na mesma situação e que tem pelo menos um nível básico de inglês e que farão de tudo para se comunicar com pessoas que passam pela mesma situação que elas, nesse caso, você. E com o tempo querendo ou não, você estará aprendendo dois idiomas(se o país não tiver o inglês como língua mãe). Mas é claro que se você conseguir a chance de ter a vaga do Canadá, eu aconselharia pegar sim, se bem que eu sou até meio suspeito de falar.
    Esse foi um breve resumo do program e se você está interessado em fazer um intercâmbio assim, pesquise e contate um Rotary clube mais próximo de você, para que possa obter mais informações das pessoas encarregadas do programa na sua região. Participe, você não vai se arrepender.
    O meu distrito é o 4650 em Santa Catarina eu fui para o distrito 7080 na província de Ontário no Canadá, mas esse vídeo é do distrito 4760 em Minas Gerais e mostra exatamente como o intercâmbio funciona, vale a pena assistir.

                                           

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Canadá: tudo que você precisa saber

                             
     Um país muito procurado por estrangeiros de todo o mundo por suas belezas, as oportunidades, a qualidade de vida e a receptividade, o Canadá está entre os países que os brasileiros mais emigram devido á facilidade e a necessidade do país de ter que receber cada vez mais pessoas para o sustento. O país tem uma quota de 250.000 imigrantes por ano, o que eleva as esperanças dos brasileiros que sonham em morar ou estudar lá.
     O novo primeiro ministro, Justin Tradeau, que tomou posse no dia 4 de novembro de 2015 também é um forte aliado para que a imigração continue acontecendo no Canadá, pois ele é de caráter liberal. O próprio, afirmou ser feminista, um feminista com orgulho, tanto que ele nomeou mulheres para chefiar metade dos seus ministérios, sendo que ainda nomeou dois indígenas, um deficiente visual, um gay e quatro ministros de origem indiana. Ele afirmou que essa escolhas foram devidas a diversidade cultural do país. 
Ele também apoia os refugiados á emigrar para o país, sendo que no momento ele esta dando mais atenção aos refugiados sírios, que estão fugindo da guerra em seus país. Tradeau prometeu acolher 25 mil refugiados até fevereiro.
     Outro forte fator é o fato de o país necessitar de mais profissionais em quase todas as áreas, devido ao crescimento positivo do país, pois a área do Canadá é muito extensa, mas a população não condiz com á toda essa área. Só para se ter uma ideia, o Canadá tem 35 milhões de habitantes, para uma área territorial maior que a do Brasil que tem 200 milhões de habitantes.
      O país ainda tem mais uma vantagem, a parte de possuir dois idiomas oficiais, o francês e o inglês, dando assim a chance para quem fala qualquer uma das duas línguas. Mas lembrando que a única província que fala o francês é a província de Quebéc, sendo que as outras tem como idioma oficial o inglês.
     Então porque não começar o processo já? entre no site da embaixada canadense e dê uma olhada nas propostas e oportunidades que o país oferece. O link é esse aqui em baixo: