Dê uma espiadinha

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Saiba um pouco mais sobre o intercâmbio cultural e veja o vídeo

                                     

     O intercâmbio cultural de jovens é realizado por várias organizações, umas mais conhecidas, outras menos, mas o que importa é que funciona, que a experiência é incrível e você leva para a vida toda. O meu intercâmbio foi pelo Rotary Youth Exchange, um programa no qual durante um ano, os jovens passam por diversas provas e palestras para que aconteça um ranqueamento e que cada jovem tenha a oportunidade de escolher um país para residir por um ano em diferentes famílias, rotarianas ou não. Neste programa frequentar a escola é obrigatório. Na escola além de aprender, faz amizades, conhece outros intercambistas, no meu caso tinham outros 14. O programa organiza viagens dentro do país e em países vizinhos.
     O sistema é basicamente assim: os países de todo o mundo negociam vagas entre si,  após um acordo essas vagas vão para os distritos, e os candidatos de cada distrito, de acordo com suas classificações, escolhem aquelas determinadas vagas. Mas não se preocupem, o número de vagas é o suficiente para todos os candidatos e ainda sobram, devido ao desejo de muitos jovens de outros países de vir ao Brasil também. 
     Agora você se pergunta: como vou conseguir a tão sonhada vaga para o Canadá? Apesar de esse ser um site para quem tem interesse no Canadá, esse post é para jovens de 15 á 18 que gostariam de viajar, independente do país ou da cultura,claro que isso não o impede de conseguir um intercâmbio para o Canadá através desse programa, mas o que quero dizer é que apesar de eu ter conseguido um intercâmbio para o Canadá, eu vi que mesmo sendo o melhor ano da minha vida, outras pessoas tiveram os melhores anos da vida deles em outros países também, com culturas totalmente diferentes das nossas, ou seja, não importa para onde você for, quem faz a experiência ser boa ou ruim é você. 
     Muitas pessoas querem mesmo é aprender o inglês, e pensam que necessário ir para um país que fala o idioma, e a resposta é não. Se você parar para pensar, o inglês é uma língua universal, ou seja, em todos os países que você for, existirá alguém que fala o inglês, tudo bem que o principal objetivo é aprender o idioma local, mas de começo você verá intercambistas na mesma situação e que tem pelo menos um nível básico de inglês e que farão de tudo para se comunicar com pessoas que passam pela mesma situação que elas, nesse caso, você. E com o tempo querendo ou não, você estará aprendendo dois idiomas(se o país não tiver o inglês como língua mãe). Mas é claro que se você conseguir a chance de ter a vaga do Canadá, eu aconselharia pegar sim, se bem que eu sou até meio suspeito de falar.
    Esse foi um breve resumo do program e se você está interessado em fazer um intercâmbio assim, pesquise e contate um Rotary clube mais próximo de você, para que possa obter mais informações das pessoas encarregadas do programa na sua região. Participe, você não vai se arrepender.
    O meu distrito é o 4650 em Santa Catarina eu fui para o distrito 7080 na província de Ontário no Canadá, mas esse vídeo é do distrito 4760 em Minas Gerais e mostra exatamente como o intercâmbio funciona, vale a pena assistir.

                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário